Normas para submissão de trabalhos
A revista EQUINE REPRODUCTION SCIENCE destina-se à publicações de trabalhos científicos relacionados a reprodução equina.
A revista ERS aceita os seguintes formatos de manuscritos:
Artigos originais
Revisões de literatura
Relatos de caso
Iniciação científica
A ERS aceita a submissão de manuscritos no idioma português, e futuramente em inglês e espanhol. Os manuscritos devem destinar-se exclusivamente à revista científica ERS, não sendo permitida sua submissão simultânea a outro(s) periódico(s).
O objetivo principal é incentivar a publicação dos dados dos pesquisadores da área, facilitando o processo de publicação de artigos, estimular a disseminação de trabalhos científicos, fomentar a produção acadêmica, incentivando e contribuindo para promover o crescimento constante da ciência.
A ERS adota as regras da ABNT de citação e referências bibliográficas. O arquivo do Microsoft Office Word deve seguir a configuração obrigatória das páginas:
Papel A4 (210x297mm)
Margens de 2 cm em todos os lados
Fonte Times New Roman ou Arial tamanho 12
Espaçamento de 1,5 pt entre linhas e parágrafos com recuo de 1,25 cm.
Os textos tem limite máximo de 30 páginas (sem referências)
Limita-se a dez o número máximo de autores. A partir de seis autores deve-se enviar um documento suplementar ao editor justificando a participação de cada autor no estudo.
O uso de negrito deve se restringir ao título e subtítulos do manuscrito. O itálico será aplicado somente para destacar termos ou expressões relevantes para o objeto do estudo.
Artigos, Revisões de Literatura e Série de casos devem seguir a estrutura convencional: Introdução, Método, Resultados, Discussão e Conclusões (pesquisas de abordagem quantitativa) ou Considerações Finais (pesquisas de abordagem qualitativa) e Referências. Relatos de caso: Título, Introdução, Descrição do caso, Discussão e Considerações finais. Os manuscritos de outras categorias podem seguir estrutura diferente.
Diretrizes à autores
Os artigos encaminhados para publicação são submetidos à aprovação do Corpo Editorial, com assessoria de especialistas de cada tema do artigo. Os artigos cujos textos necessitarem de revisões ou correções serão devolvidos aos autores para que possam ser realizadas as devidas alterações em um período determinado. Os manuscritos aceitos para publicação tornam-se propriedade da revista Equine Reproduction Science. Os autores são responsáveis pelos conceitos e informações neles contidos. São imprescindíveis originalidade, ineditismo e destinação exclusiva à ERS.
A submissão dos artigos é feita exclusivamente online, no endereço eletrônico https://equinereproductionscience.com/ seguindo as orientações de publicação. Artigos que já se encontram em análise pela revista, quando solicitadas correções, devem seguir as orientações para futura publicação.
Orientações gerais
Toda a tramitação dos artigos é feita exclusivamente pelo site, mediante cadastro e acesso ao sistema.
É de exclusiva responsabilidade de quem submete o artigo certificar-se de que cada um dos autores tenha conhecimento e concorde com a inclusão de seu nome no manuscrito submetido e, informar o e-mail de correspondência de todos os envolvidos no artigo.
A ERS comunicará a cada um dos inscritos, por meio de correspondência eletrônica, a participação no artigo. Desta forma, é imprescindível que todos os e-mails de contato dos coautores sejam informados no momento da submissão. Caso um dos produtores do texto não concorde em participar como autor, o artigo será considerado como desistência de um dos autores e sua tramitação encerrada.
Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA)
Em caso de artigos vinculados a instituições com atividades de ensino ou pesquisa, é indispensável indicar o número de aprovação do Projeto de Pesquisa que originou o artigo, expedido pelo CEUA (Comitê de Ética no Uso de Animais) de sua Instituição, em atendimento à Lei 11794/2008. Ressaltamos que tal número do Certificado de Aprovação do Projeto deve ser mencionado no campo Material e Métodos em todos os estudos com uso de seres vivos.
Documento principal
O documento principal, sem identificação dos autores, deve conter:
Título do artigo: no máximo de 14 palavras no idioma do manuscrito. Resumo e os descritores: resumo limitado a 250 palavras no mesmo idioma do manuscrito.
O resumo deverá estar estruturado em Objetivo, Método, Resultados e Conclusão (ou Considerações Finais). Logo abaixo do resumo incluir de três a cinco descritores no idioma do manuscrito.
Corpo do texto: Consiste no corpo do manuscrito, propriamente dito.
A estrutura do manuscrito é: introdução, objetivo, material e método, resultados, discussão e conclusão (para pesquisa quantitativa) ou considerações finais (pesquisa qualitativa).
Todos os subtítulos devem ser destacados em negrito no texto.
As figuras, tabelas e quadros devem ser apresentadas no corpo do manuscrito. Ilustrações (tabelas, quadros e figuras, como fotografias, desenhos, gráficos, etc.) serão numeradas, consecutivamente, com algarismos arábicos, na ordem em que forem inseridas no texto, não podendo ultrapassar o número de cinco.
Qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra designativa (tabela, figura, quadro) seguida do número de ordem de sua ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título (Ex.: Tabela 1 – título). Após a ilustração, na parte inferior, inserir a legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão, se houver (ver: ABNT NBR 14724 / 2011 – Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos – Apresentação). A fonte consultada deverá ser incluída abaixo das imagens somente se for de dados secundários.
As ilustrações devem estar em boa qualidade de leitura em alta resolução (no mínimo 300 dpi). Tabelas, gráficos e quadros devem ser apresentados de forma editável no corpo no manuscrito.
Fomento: antes da lista de referências, é obrigatório citar fonte de fomento à pesquisa (se houver).
Agradecimentos: Podem ser destinados às pessoas que contribuíram para a realização do estudo, mas não se constituem autores e devem ser apresentados na página de título até que a avaliação seja concluída por questões de conflito de interesse.
Politica de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para identificação do artigo e/ou serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Termo de direitos autorais
Na hipótese de aprovação e publicação do artigo submetido, os autores dos artigos transferem totalmente os direitos autorais do artigo em favor da Revista Científica ERS, sem nenhuma restrição.
Avaliação de artigos
Os textos enviados à Revista serão submetidos a uma análise preliminar, realizada pelos editores da revista, e baseada nos seguintes critérios: ineditismo; adequação à linha editorial da Revista Científica ERS; número mínimo de cinco páginas por artigo; estrutura argumentativa organizada em introdução, desenvolvimento e conclusão; inclusão de lista final de referências bibliográficas; informações completas; atendimento das normas aqui estabelecidas, conferência da carta de ineditismo e da correção ortográfica.
Após a avaliação prevista no parágrafo anterior, os artigos selecionados serão encaminhados, sem identificação da autoria, a no mínimo dois pareceristas anônimos, preferencialmente, com afiliação em instituições de estados da federação distintos entre si e em relação ao artigo avaliado (com o escopo de se alcançar a máxima exogenia), para avaliação qualitativa da forma e do conteúdo do trabalho.
O parecer de análise para admissão do artigo à Revista terá como base os seguintes critérios:
Pertinência com a linha editorial da Revista Científica ERS;
Relevância do tema;
Contribuição científica do trabalho;
Apresentação formal;
Estrutura e metodologia adequada à relação entre problema, objetivos e resultados.
EQUINE REPRODUCTION SCIENCE
A Reprodução equina baseada na ciência.